Espanha

Escrito por  Segunda, 10 Novembro 2014 22:00

ESPANHA – terra dos patronos das grandes navegações

23 de junho à 2 de julho de 2014(segunda a domingo):

Fomos de carro para a Espanha, para casa do Pr. Leno e sua esposa Raquel ( filhas: Gabriela e Rebeca), aqui a ênfase é o trabalho de discipulado com os pequenos grupos. Nesta cidade as avenidas são floridas e bem cuidadas. Participamos todos os dias nos pequenos grupos e fizemos uma palestra para  casais. Também fomos hóspedes na casa dos missionários na área de esportes – capoeira - Pereira e sua esposa Simone, onde conhecemos a missionária moçambicana Helena, foram dias maravilhosos! Neste final de semana assistimos a palestra do Pr. Marcílio de Souza de Fortaleza, que explicou a mecânica do MDA (Ministério Discipulado Apostolado).

Divisa de Portugal e Espanha - saindo do Algarves e entrando em Andaluzia.

Pequeno grupo residencial da I.B. de Huelva/Espanha.

Local onde existe réplicas das caravelas que Colombo usou em sua viagem para América - Huelva, Espanha.

2 à 8 de julho de 2014(quarta à terça ):

O missionário Pereira nos levou para Sevilha, Espanha. Conhecemos o Pr. Elton Rangel e sua esposa Mirian. Ficamos hospedados na igreja, que é muito bem estruturada e tem um apartamento para hóspedes. Visitamos a Sevilha histórica, que local rico em pontos belíssimos para visitação, fora a acessibilidade que é ótima! Domingo à tarde, as sete horas da noite para nós, Evanildo pregou na igreja com o Pr. Elton traduzindo.

A linda e centenária Plaza da Espanha, imperdível em visita a Sevilha.

Torre del Oro em Sevilha, local onde desembarcava das caravelas o ouro que chegava do Novo Mundo.

9 à 15 de julho de 2014(terça à segunda):

Chegamos a Málaga, na casa do Pr. Gelson e sua esposa Claudia (Filhos: Gabriela, Joshua e Michely). Aqui é uma região de praia. Acho que finalmente usarei meu maiô novo! A igreja desse casal é diferente de tudo que já vimos, tem quadra de basquete, academia de ginástica, cafeteria, muitas salas, prédio enorme e espaço para mais construções. O culto ocorre na quadra, que no domingo vira templo. Presenciamos oito batismos dentro de uma piscina, com algo inusitado: o discipulador ou um familiar participa ajudando o pastor a imergir o batizando as águas.  Muito emocionante! Visitamos o Porto da cidade, é uma linda região, com grandes navios, que fazem cruzeiro. Outra atividade interessante é o culto na praia e depois eles jogam vôlei de areia. Causa espanto e curiosidade nas pessoas que passam. Claudia é  escritora e palestrante sobre o difícil tema que é o abuso sexual, situação vivenciada por ela na infância. Li o livro é chocante! Ela escreve muito bem!

Vista parcial da cidade de Málaga, detalhe da Praza del Toro.

Este tunel era uma antiga linha de trem, fica paralelo a praia. As pessoas passeiam de bike, patins, a pé, principalmente a noite. Não tem nenhum perigo!

16 à 21 de julho de 2014(terça à segunda):

Fomos de ônibus para La Linea de Concepcion para a igreja Bautista, cujo o pastor e sua família são todos espanhóis, ficamos hospedados no apartamento encima da igreja, foi ótimo, pois tínhamos privacidade e comíamos o que queríamos. No primeiro dia que chegamos jantamos na casa do Pr. David, sua esposa Margarita (Filhos: Gabriela e Moisés) e com sua simpática sogra Margarita. O cardápio foi tipicamente espanhol, com caracóis, que dessa vez não deu para escapar, como em Portugal. Não achei gostoso, mas comi para provar. Essa cidade é a última da Europa, que ao atravessar o estreito de Gibraltar entra-se na África pelo norte. A cidade de La Linea de La Concepcion  é a mais pobre e suja que visitamos, para o padrão europeu. Fomos a Gibraltar, que é território inglês, onde a moeda é a libra, o inglês é a língua oficial e comércio serve de local de emprego para quase toda população de La Linea. O nome Gibraltar é de uma das duas rochas do estreito e possui uma gruta, que foi transformada em teatro. É um espetáculo! Possui um teleférico para ir a rocha e vislumbrar de um lado a África e do outro lado a Espanha.Quem me levou para fazer esse passeio foi o casal Shirley e Benito, uns amores de pessoas, enquanto eu visitava a gruta o Evanildo foi com o pastor David Bianchi à Ceuta,  no continente africano de barco e deu uma passeada de carro pelo Marrocos. Nesta igreja tem um pequeno grupo, que se reuni na casa do pastor, onde primeiro come-se e depois estuda-se a palavra e ora. Ah! Para ir a Gibraltar atravessa-se a fronteira, que tem um aeroporto, onde a pista por onde o avião taxia, passa carro, bike, pessoas a pé, ônibus, etc. Tem um sinal: vermelho: o avião está passando; verde: pode passar! Que curioso!

Fronteira da Espanha com Gibraltar, ao fundo alfândega para entrar na cidade inglesa. Abaixo vista do alto da Rocha que dá nome a cidade: Gibraltar

Um passo para experimentar os caracóis, esta experiência única foi em La Línea de La Concepción.

22 à 27 de julho de 2014(terça à domingo):

Voltamos para Málaga de ônibus junto com a irmã Shirley, que é muito amiga da esposa do pastor onde ficamos, Silvia, que é a mãe do Henrique musicista que conhecemos em Algarve, na casa do Pr. César Corsete. O Pr. Marcos Vinicius e sua filha Hellen são muitos amáveis. Agora, novamente em Málaga visitamos o centro histórico, que respira Picasso. Lá ele nasceu, foi batizado, morou.Tem também um enorme sítio arqueológico, que é o teatro romano.

Encontro com Picasso em Málaga/Espanha

Sexta-feira fomos de ônibus visitar Granada, que é uma cidade com história de dominação árabe entre os séculos XIII e XV. É linda, super arborizada como toda a Espanha. Fizemos um tour de quinze km de segway, que é uma espécie de patinete em que você anda de pé, foi muito divertido. A cidade e cheia de ladeiras e ruas apertadas, mas, muito bem sinalizada.

Segway nosso veículo turistico para vencer as ladeiras da cidade de Granada.

Em Granada vendo-a panoramicamente. Os castelos são marcantes e o estilo é árabe. Domingo de manhã o Evanildo ministrou na EBD desta Igreja Batista de Málaga e retornamos para casa do Pr Gelson e da Claudia.

27 e 28 de julho de 2014( domingo e segunda):

Ficamos na casa e Pr Gelson e fomos segunda almoçar na casa do Pr Osvaldo e Denise, junto com a missionária Soraya, foi muito divertido, comemos feijão preto, Ah que saudade da comida brasileira!

29 de julho à 1 de agosto(Terça à sexta) :

Fomos para Madri de carro com o Pr Gelson e a Claudia e nós hospedados no apartamento de um pastor presbiteriano que estava viajando. Madri é cinematográfica, prédios muito bem desenhados sempre com uma pequena sacada e uma torre, que possui um relógio ou escultura, é grandiosa! Em Madri o Evanildo quebrou um dente, fomos a uma dentista, que era muçulmana, na rua onde estávamos hospedados. Ela fez o canal do dente, mas não estávamos confiantes no trabalho, porém era o que tínhamos. Sexta fomos para Barcelona de trem Ave (Bala).

A exuberância da arquitetura madrilenha no centro da cidade.

2 à 7 de agosto(sábado à quinta):

Chegamos na casa da missionaria Elizabeth que é bem perto da Plaza Espanha, onde estava ocorrendo o show das águas, fica perto do museu de belas artes e da vila olímpica. Visitamos a igreja Sagrada Família, que é obra de Gaudi e muitas outras obras dele, como La Pedrera e a casa Batlo. Fomos à praia - Barceloneta, finalmente estreei meu maiô. Na praia muitos fazem topless, principalmente as velhas. E muito esquisito, para não dizer horroroso! Fomos a uma exposição do corpo humano, onde a técnica deixou todos os órgãos plastificados, foi a primeira vez que senti saudades de dar aula! Já estávamos no final da viagem e meu joelho esquerdo estava dolorido e inchado depois de tantas andanças pela Europa.

Finalmente estreei meu maiô no mar Mediterrâneo .

Praça da Espanha em Barcelona

Só eu conheço esse rosto, um pouco melancólico, após visita ao Museu do Corpo Humano. Lembranças das aulas de biologia, foi uma pequena recaída, natural depois de quase cem dias visitando tantos lugares e na hora de voltar para o Brasil, um museu revolucionário na arte de ver o corpo humano. Este museu foi o que achei - Evanildo - mais extraordinário na viagem, o corpo humano dilacerado nos segredos das suas entranhas, magnífico, surpreendente! O inexplicável tentando ser explicado pela criatura, impossível, apenas podemos conhecer o que o Criador criou, o corpo. Mas o que faz isso mover, ter vida é o Sopro de Deus - o Espírito - e a vida vem a existir.

Está visita foi impactante na minha percepção de Deus, cada dia a natureza se revela a grandiosidade e a Graça de Deus. Vivemos no período entre a queda e redenção. Anseio pelo período sempiterno onde tudo a de ser revelado para a glória e louvor do Senhor.

8 de agosto de 2014(sexta):

Chegamos em São Paulo chuvosa, depois de esperar no aeroporto de Roma e doze horas de voo. Meu joelho estava super inchado. Fomos para casa do Tonzinho, esperar o Erico que vinha do RJ, nos rever, ver o motor home e para comemorarmos juntos o aniversário do meu marido. Sábado fomos pegar nosso carro na casa do Pr Dionisio e da Ziza e tivemos uma surpresa! A  cachorrinha, naquela semana tinha ruído uns fios do nosso carro. O Casulo estava parado por três meses e na semana que estavamos voltando o cachorro mordeu e puxou vários fios elétricos do motorhome, É o que meu pai chamava de   perversidade universal da matéria! Erico Adorou o carro! Estamos de volta com nossos filhos e em casa, ou melhor no Casulo, nossa casa sobre rodas. As estradas da América do Sul nos aguardem!